domingo, 4 de abril de 2010

Cinza, branco e verde escuro


A Finlândia revelou-se devagar... fez suspense até os últimos minutos da longa viagem. Uma hora e quarenta até São Paulo, onze horas até Amsterdã, mais duas até Helsinki-Vantaa. Quanto mais os vôos se direcionavam ao Norte, mais a paisagem e a luminosidade do planeta iam mudando.

No último trecho, olhos bem abertos na janelinha do avião, para estudar a geografia nórdica in loco. Não adiantou muita coisa... mesmo antes de sobrevoarmos o Báltico, já não se via nada além de nuvens , e o próprio piloto anunciava que o clima estava “hazy”.

Abaixo da espessa camada de nuvens, só depois do piloto anunciar a aterrissagem iminente abriu-se uma imensa paisagem acinzentada de frio, branquinha de neve e coberta de pinheiros verde-escuros, em uma tonalidade que não me lembro de ter visto no Brasil. Quilômetros e quilômetros homogêneos, que fizeram com que desconfiássemos que só existe Helsinki no país inteiro. A Flávia me sussurrou que também deveriam haver lagos, e quem sabe até gente, por tudo o que a gente havia estudado: “parece desenhada em nanquim”...

Da saída do aeroporto, observávamos mais de perto a paisagem que víramos de cima, mais viva dessa vez. Flávia conta ter tido uma automática lembrança do Colorado (o estado, não o motel, senhor@s), com rodovias largas e bem cuidadas, e uma sensação de vastidão até a chegada da cidade.

O frio era onipresente, mas tolerável. Helsinki, pelo o que lemos, e agora vivemos, vai ficando cada vez mais bonita a medida que nos dirigimos ao Sul. Curiosamente, chegamos à cidade pelo Norte.

Só pode, portanto, melhorar a partir de agora...

2 comentários:

  1. Minha única experiência nórdica (Copenhagen), foi memóravel, se for pelo menos a metade do que foi pra mim por aí vai ser ótimo! Estou aqui acompanhando as aventuras.

    ResponderExcluir
  2. Ah, o lindo clima europeu temperado por sua vegetação exuberante. As pessoas são azuis, brancas ou cor-de-rosa?

    Se por aqui já está anoitecendo por volta de 20h imagino como estará por aí. Existe vida após o anoitecer?

    Renato

    ResponderExcluir