sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

I’m [not] dreaming of a white Christmas…



… because I don’t need to1. É só olhar pela janela, e ele está lá.

É, de longe, o Natal com mais cara dos natais dos filmes que vamos passar na vida. Afinal, a Finlândia é a terra do Joulupukki, do Pai Natal – embora, mesmo aqui, ele já tenha adotado o visual coca-cola pós-Thomas Nast2 pelo qual o conhecemos. Já que estamos longe de nossas famílias, pensamos até em ir à Lapônia e passar a data por lá. Descobrimos, entretanto, que os hoteis lotam com meses e meses de antecedência. Bruno Leite, caríssimo, cadê a crise? Ano que vem a gente se organiza melhor e escreve um post com uma entrevista exclusiva com as renas e os duendes. E poderemos revelar se a lapdance foi criada lá, ou se as crianças sentam no colo do bom velhinho devido à origem geográfica.

Tendo nascido no Brasil, morado 8 anos nos EUA e agora vivendo na Finlândia, a Flávia se tornou uma espécie de antena antropológica, e comentou sobre as diferentes tradições que vão se moldando de acordo com a cultura local (mas, espera aí, as tradições moldam a cultura ou a cultura molda as tradições?  Mestres e doutores, me socorram…):

No Brasil, o Natal tem, em grande medida, um cunho mais religioso, e os simbolismos ligados a ele proliferam. As árvores são montadas um mês antes do Natal, e existe um dia específico – o Dia de Reis, Twelfth Night – para retirar todos os enfeites. Embora passem o ano com o discurso de preocupação ecológica na ponta da língua, quando chega o final do ano, os brasileiros enchem as casas, as ruas, as árvores e a paciência de luzinhas piscando. Há cânticos, e, ao menos em Brasília, a Serenata de Natal é aguardada com ansiedade.  Isso sem falar no show do Roberto Carlos. Na noite de 24 de dezembro, as famílias se reúnem e compartilham uma farta ceia regada a peru, rabanadas e outras gostosuras. Trocam-se presentes, e, aguarda-se ansioso pelo almoço do dia seguinte, invarialmente baseado no soburô da noite anterior.

O Natal para os norte-americanos aparece meio como uma festa secundária, já que  “a” celebração deles é o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), na quarta quinta-feira de novembro. A loucura comercial – com Black Fridays e Ciber Mondays – já passou. Restaurantes e lojas, que fecham no Thanksgiving, abrem no Natal. Claro que a competitividade permanece: quem efeita a casa com mais luzes, quem compra mais presentes para os filhos, quem tem a árvore mais alta… Quando vemos a neve falsa dos shopping centers brasileiros, a relação é imediata com a cara de Disney do Natal norte-americano. O dia de Natal transcorre como qualquer outro, e, após a ceia, bem parecida com a brasileira, todos vão dormir, mas não antes de deixar um copo de leite embaixo da àrvore, acompanhado de biscoitos de gengibre... a troca de presentes so acontece na manhã do dia 25 – isso quando o Calvin, o Garfield ou o Charlie Brown não acordam de madrugada, ansiosos para espiar o que o Papai… Noel deixou em sua meia ou embaixo da árvore.

Aqui na Finlandia, para começar, o cenário já está pronto. Quando o Natal é branco, como o deste ano, e a neve cobre casas e árvores, não tem como não se sentir envolto pelo clima da época. Talvez pela ligação com a figura do Papai Noel, e de olho nos turistas, é possível encontrar enfeites de Natal o ano todo, e há algumas lojas especializadas só nisso. O que não existe aqui, provavelmente por causa do luteranismo dominante, é presépio. Os finlandeses não são dados a  presepadas.

A tradição manda que se comemore em família, e se tome porridge (mingau de aveia altamente consumido pelo Harry Potter) com canela na manhã do dia 24. Após isso é que se costuma sair para comprar a àrvore de Natal, em geral um pinheiro recém-cortado, de verdade, fresquinho, e as crianças passam o dia enfeitando-o com materiais orgânicos, como anjinhos de palha de trigo, bolas de sisal e estrelas de papel recortado. Aquelas bolas brilhantes, pintadas de várias cores, que caíam e geravam intermináveis estilhaços na infância não são comuns.

Ao anoitecer – bom, 15h30, né? - os parapeitos das janelas são enfeitados com velas, deixando a cidade linda e bruxuleante. As pessoas vão aos cemitérios, para lembrar aqueles que nao podem estar presentes nesse Natal. No comeco da noite, a tradicional ceia de Natal inclui presunto de porco, carne assada, batatas, e peixes defumados. Para a sobremesa, tortas de frutas vermelhas assadas em casa ou torta de ruibarbo. Após a ceia, como acontece em muitas casas no Brasil, um cristão-que-vai-direto-pro-ceu se fantasia de Papai Noel e entrega presentes.

Às vezes reclamamos da trabalheira de se fazer uma ceia, do viés comercial dado a esta e a todas as outras datas, e de uma certa “obrigação” de se entrar em um espírito natalino às vezes meio forçado. Quem estuda mais um pouquinho ainda resmunga sobre a escolha do 25 de dezembro, e sobre sua estranha proximidade com o solstício de inverno e os antigos festivais pagãos.

Mas hoje, no fim das contas, vamos passar nós dois. E o tender. E os fios de ovos e cerejas marasquino. Então deixamos todos os outros humores um pouquinho de lado e decidimos escrever a quatro mãos este texto, para celebrar a saudade das nossas famílias e amigos, com ou sem religião envolvida.

Hyvää joulua!


1 – Nota do tradutor: “Eu [não] sonho com um Natal branco… porque eu não preciso”. *
      * - Nota do editor, que é o tradutor, e o revisor: para os que não passaram os últimos 60 Natais neste planeta, trata-se de referência aos primeiros versos da popular canção “White Christmas”, de Irving Berlin, imortalizada na voz de Bing Crosby.

2- Thomas Nast (1840-1902), cartunista germano-estadunidense, criador do visual moderno do Papai Noel, além do burro democrata e do elefante republicano. Os símbolos dos Partidos, digo.

5 comentários:

  1. Ótimo natal branco para o casal!!!!!!Divirtam-se!


    Jupunky

    ResponderExcluir
  2. Feliz White Christimas!!! Que os floquinhos de neve, asteriscos que sejam. Encham a casa de alegria... e rabanadas e fios de ovos... ora bolas!!!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal casal!!!
    Adorei a notícia antropológica e aproveito para incluir mais uma no "anedotário":
    Em Portugal, a ceia do dia 24 é a ceia "pobre", então comem-se exclusivamente pratos cozidos. Polvo cozido e bacalhau cozido são as grandes estrelas. Apenas no dia 25 é que a comilança inclui um pernil assado e/ou um peru, geralmente acompanhados de castanhas cozidas, purê de maçã e couve.

    ResponderExcluir
  4. Crisis is over!..... if you want it!

    Os hoteis da Lapônia devem estar cheios de brasileiros, russos, indianos e, principalmente, chineses!

    Feliz natal e um próspero ano-novo, hohoho! (atrasado também vale!)

    Abs!

    ResponderExcluir