sábado, 2 de abril de 2011

Hyvää vuosipäivää !!!


- Ora, sejam bem-vindos!   Que bom que vocês puderam vir!  Entrem, entrem… isso, fiquem à vontade… podem deixar os casacos ali nos cabides e os sapatos no canto… É, não teve jeito, acabamos adotando o hábito dos finlandeses… também, com a rua eternamente meio molhada, meio elameada, é a melhor coisa mesmo, senão fica uma papa só a casa. A Flávia está ali no ballroom com o pessoal que já chegou… claro que não é um ballroom de verdade, mas a sala é tão grande que poderíamos dar um baile fácil, fácil. Ou jogar salibandy. Na verdade, a gente nem usa a sala… a gente come na cozinha mesmo, só nós dois…   Eu até uso, de vez em quando, o piano, para treinar um pouco… mas também, que coragem a minha, resolver aprender piano depois dos trinta e cinco… é que eu pensei assim “poxa, a proprietária deixou o piano, eu vou morar pelo menos dois anos com ele… não é possível que eu não tente ao menos aprender o básico…"

- É, o apartamento é enorme… e só eu e Flávia por aqui. Nem dá pra conversar um com o outro quando, por exemplo, eu estou no escritório e ela na cozinha. Mas temos de agradecer ao erário… não fosse a ajuda pra residência funcional, a gente jamais moraria bem assim, e perto da Embaixada! Oito minutos de bonde, quinze caminhando. Claro que eu não caminho, né… E olha que o auxílio está chegando mega regularmente, este mês chegou dentro do próprio mês!  Parabéns para o povo da DAEX, devem estar ralando bastante. Os móveis?  Bom, esses chiques aí, que parecem do século XIX, são da dona, que foi gente boníssima de deixar pra gente. O resto é bom gosto da Flávia e catálogo da IKEA combinados.


- Não, não, vocês não foram os primeiros a chegar não… já tem alguns convidados aí… mas vocês vão reparar que os finlandeses não vieram… só a Eija, mas ela não conta!  Ela morou no Brasil não sei quantos anos… morou no Ceará, é mais brasileira que todos nós. Mas o resto do pessoal daqui não veio… sei lá, eles sempre estão ocupados… Pra você ver… a gente fez essa festinha para finalmente receber o pessoal da Embaixada aqui em casa, para comemorar nosso primeiro ano na Finlândia, e para oferecer uma festa de despedida para a Nora. Pergunta se ela veio?

- Aliás, neste nosso primeiro ano aqui, se a gente pode reclamar de algo, é desse lado social… fazer amizade com os finlandeses não é nada fácil…É um tal de “vamos combinar um café” que nunca acontece de fato, ou de desmarcar algo já marcado porque “estive trabalhando muito” ou “surgiu um imprevisto”…  Culpa do Pekka… a gente conheceu ele no Brasil, e ele é tão divertido e bem humorado e amigável que a gente ficou com a impressão errada dos conterrâneos dele. Essa ausência de amigos me incomoda bastante, talvez mais do que à Flávia… ela está mais acostumada a estar longe do Brasil do que eu, fora que eu tinha uma turma grande e super ativa de amigos… sinto falta.

- Pra tentar sair desse marasmo, a gente recentemente até descobriu um povo que se entitula Jolly Dragon. Eles meio que se especializam em colocar em contato pessoas com os mesmos interesses… você se cadastra lá, expressa umas áreas de interesse, e aí começa a ser chamado para uns eventos. Fora que toda semana eles tem weekly welcomes para os novos associados. Temos conhecido algumas pessoas legais – até finlandeses, olha só !  Mas curiosamente, os anglo-falantes são os que temos mais afinidade… australianos, irlandeses, norte-americanos… 

 - Mas deixemos esse papo pesado de lado e vamos ali beliscar algumas das gulosei- mas que a Flávia fez. Ééééé, ela fez isso aí tudo sozinha, a moça é sensacional. Eu sou um sortudo! Só não dá pra ficar magro, né?  Ganhei, sei lá, uns cinco quilos depois que casei. Mas até dá pra emagrecer sim, quer saber?  Tem umas duas semanas que comecei a malhar com personal – claro que é o Lucas, quem mais seria? – e dar uma atenção à alimentação. Eu nem chamo aquilo de dieta, porque eu como tanto que canso… só que como coisas mais variadas, mais saudáveis, mais vezes ao dia. Nessa brincadeira uns quilinhos estão lentamente me abandonando, olha só… Poxa, havia anos que eu não baixava dos três dígitos, e cá estou eu. Magro eu não vou ser nunca, né?  Nem estou com noia disso não, é mais pra sair do sedentarismo. Os “enta” daqui a pouco chegam, né?

- Pois é, um ano já!  Dá pra acreditar?  Outro dia a gente estava chegando, todo perdido… o pobre do Lucas esperando a gente no aeroporto em plena Sexta-Feira Santa… o tempo corre… quando eu penso que, tecnicamente, já cheguei à metade da missão aqui !  É, em tese eu fico dois anos, é posto C… e como já fiquei um ano… claro que pode ser que prorrogue, mas sabe-se lá! Hoje a gente já conhece alguma coisa, a Flávia já domina o comércio, já temos restaurantes favoritos… é tudo questão de costume mesmo. Do finlandês – a língua, digo – a gente meio que já desistiu… além de ser difícil pra caramba, não vai ter uso depois.

- Mas sirva-se aí, deixa de cerimônia. Afinal, a gente tem de brindar! Mas deixa eu parar de tagarelar sobre nós e ouvir de vocês… como vai a vida?

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. «respirar fundo após perder um mega-post-comentário por causa do browser».
    Voltamos em breve. Stay tuned.

    ResponderExcluir
  3. Olha, o que tenho a dizer pra vocês é: força na peruca! Não esquentem com isso, já aconteceu com todo mundo que viveu no exterior e achou que ia fazer amigos como no Brasil (adivinha? Sim, já passei por isso)...
    Flávia, segura as receitas que eu e o JP estamos indo pra Praga e a gente visita vcs. Inclusive, vcs não querem dar um pulinho lá em casa? O apê tem dois quartos e a vida corporativa paga...
    Ramulá. Nos falamos em breve.
    E guardem uns nespressos pra gente porque a máquina ficou em casa e estamos com síndrome de abstinência...

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa a parte: "Do finlandês – a língua, digo – a gente meio que já desistiu… além de ser difícil pra caramba, não vai ter uso depois". Sensacional.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Daniel, pela excelente mestre cuca que casou! Eu bem me lembro quando eram só as farofas da virada..... acho que perdi algumas receitas ao longo desses anos... Bom, quanto aos amigos, são essenciais e extremamente difícieis. Mas valem cada minuto que passamos juntos.
    Parabéns pela linda recepção!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha,
    eu imagino como vcs se sentiram, pois já passei por isso.

    vc chama as pessoas, tem o maior trabalho pra organizar, mas animado coma festa e no final quem vc esperava que comparecesse, não aparece. Eu cheguei a pensar em rever as reuniãozinhas em virtude de tão chateado que fiquei.
    E isso ocorreu aqui no Brasil! hehe
    abraços,

    ResponderExcluir
  7. Vai bem. Ao contrário daí, a Embaixada é grande aqui, então posso me dar ao luxo de cuidar apenas de um setor, o Consular. O que tem seus óbvios lados bom (bem menos trabalho do que Helsinqui ou Iaundê) e ruim (se der qualquer merda - por mais ínfima que seja - a encrenca chega até teus pés. E nem dá para dizer "ah, eu estava cuidando de outra coisa!).

    ResponderExcluir
  8. Miss you Flavia and hope to meet your fantastic special man someday with a visit to the frozen Finnish lands this year... hope, hope, hope... I hope this message comes through okay since I don't understand a lick of the Portuguese buttons I have to pick from, but I'm slowly getting it :)

    ResponderExcluir
  9. aahhhhhh... Tulipas!!
    Prima caprichosa mesmo! bj

    ResponderExcluir