quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A21 walk in the Forest


Para celebrar o nosso Golden Jubilee in Months – nome bonito para 50 meses de namoro -  decidimos ignorar o frio que fazia lá fora e fazer um programa tipicamente finlandês: aventurar-nos pela floresta, sentir toda multiplicidade de estímulos da natureza ao nosso redor.

Começamos com uma explosão de frutas vermelhas no céu da boca, seguida de uma sauna que deixou uma deliciosa sensação de frescor e pureza. Ainda preenchidos por esse prazer, saímos de lá para sentir a terra úmida e crocante da floresta, e o cheirinho de ervas molhadas pelo orvalho da manhã.

Cansados da caminhada, fomos tomar um banho nas aguas tranquilas e doces de um riacho que encontramos, aproveitando a beleza natural e a flora de suas margens, pontilhada por milhares de espinheiros marítimos, o que nos lembrou um caviar vegetal. Após o mergulho, para no secar, andamos entre as bétulas, com suas folhas suaves e caule de casca branca acinzentada, de onde bebemos sua seiva e nos deliciamos com o cheiro da sua madeira queimada. Encontramos ali uma pequeno pacote de papel pardo, que, quando aberto, revelou mais raspas da casca daquelas plantas.

Mais à frente, avistamos uma área de brejo, cercada por um campo de cevada. Ao longe, discernimos alguns javalis desfrutando dos arbustos de amora-ártica, com suas frutinhas amarelas e de gosto peculiar.

Já exaustos, mas felizes, decidimos nos deitar nos campos dourados de aveia e experimentar sua fragrância e textura aprazível.

O pequeno detalhe é que isso tudo ocorreu às 7h30 da noite, com uma temperatura de -80C,  e eu usando salto alto...

***

Na verdade, fomos a um restaurante aqui em Helsinque chamado A21 Dining, O lugar conta com quatro ambientes distintos... nossa mesa ficava em um salão totalmente branco, das paredes às cadeiras e toalhas de mesa. Por incrível que pareça, o resultado não foi opressivo, porque as luzes suaves e mornas tornam o ambiente bem aconchegante. 



O restaurante oferece um novo cardápio a cada estação, e o que tivemos chance de aproveitar chama-se “um passeio na floresta”. A ideia é que seja realmente essa a sensação que você tem ao degustar a comida. Pode-se escolher entre menus de 3, 5 ou 8 pratos, todos eles acompanhados por coqueteis especialmente elaborados para harmonizar as sensações gustativas e ofaltivas dos pratos. Nossa aventura teve 5 pratos, e, como bem disse o Daniel... é uma explosão de sabores...


Voltaremos em breve para experimentar o menu da proxima estação, aguardem.


P.S. 1 o Casal Ducci não está recebendo qualquer dinheiro para fazer esse merchan... o lugar merece... (http://www.a21.fi/dining)

P.S. 2 desculpe pelas fotos desfocadas, a emoção era muito grande.

3 comentários:

  1. Sabia q era um truque!!! Vcs na floresta é quase blasfêmia!!!

    ResponderExcluir
  2. "Começamos com uma explosão de frutas vermelhas no céu da boca, seguida de uma sauna que deixou uma deliciosa sensação de frescor e pureza".

    Éééé... no offense, mas que coisa mais baitolística!

    ResponderExcluir
  3. Veja bem, Sr.Guillermo... o texto é da Flávia... :)

    ResponderExcluir