quinta-feira, 29 de julho de 2010

De novo, vocês nos verão

Bem, amigos do Casal Ducci (começo de conversa que já dá pista de uma das coisas que andou atrasando o blog), estamos de volta após um longo recesso. Após pedidos, insistências, ameaças de morte e outras pressões de grupo, voltamos a postar, mais de dois meses depois do último post substantivo. As razões que explicam, ainda que não justifiquem, todo esse atraso, envolvem cinco viagens para fora de Helsinque – sendo três para fora da Finlândia -, uma Copa do Mundo e o verão finlandês.

Minha relação com o futebol não é absurdamente patológica. Eu sou corinthiano (boa sorte, Mano!) e torcedor do Liverpool, e acompanho os times e campeonatos na medida do possível. Mas não deixo de fazer outras coisas para assistir futebol. Só que, no caso da Copa do Mundo, a doença ataca, e eu passo a achar Argélia x Eslovênia um grande clássico da humanidade. Resultado: com 64 jogos em 31 dias, eu deixei várias coisas em segundo plano – incluindo este blog. Por outro lado, eu andei dando meus pitacos em www.bigphillers.blogspot.com, para quem se interessar.


As várias viagens eu pretendo contar aos poucos. Mas o verão... ah, o verão. Eu, que sou um homem de outonos e invernos, devo confessar que não estou incomodado com o fato da quantidade de trabalho ter despencado nos últimos tempos: a Finlândia – e, pelo que entendi, a Estônia e outros países vizinhos – verdadeiramente pára para aproveitar o tempo de sol. Boa parte das pessoas está de férias, ou reduz o trabalho ao mínimo, e sai para chalés à beira de lagos ao redor do país, ou para seus destinos turísticos favoritos. Lembra um pouco o período entre os recessos de Natal e o fim do Carnaval no Brasil, mas eu arriscaria dizer que de forma ainda mais extrema.

De modo análogo ao último inverno, que foi um dos mais frios das últimas décadas no país, este verão tem sido especialmente quente. Vejamos: no boletim com o resumo das notícias finlandesas do dia, que recebemos na Embaixada, conta que:

Finland sees highest temperature since 1934

With a reading of 35 degrees Celsius recorded in Lahti, Wednesday saw the highest temperature on record in Finland since 1934 The highest reading since records began is 35.9 degrees, measured in Turku in 1914.

A amiga Wikipedia exagera (?), e fala em +37.2 °C, em Joensuu, ao Leste. De toda forma, é um calor respeitável, e duradouro. Desde maio temos mais dias bem quentes e ensolarados. Mesmo nos dias em que nubla e chove um pouco, a temperatura não chega a despencar. Que não venham mais me dizer que o verão europeu é curto e ameno (a menos – ahá – que você esteja comparando com os infernos na terra que existem por aí).

Então é isso: o casal que veio para o frio encontrou um calor colonial. No fundo, eu só parei o blog por um tempo longo para que todos entendessem que o país pára por um tempo longo também. Mas agora retornaremos com nosso ritmo e programação normais.

4 comentários:

  1. Maneiro, atualizações!
    E nem parece que veio do quadradinho, por que NAONDE que 37º é um "calor respeitável"??...rs

    ResponderExcluir
  2. É verdade... 37 graus é um total desrespeito...

    ResponderExcluir
  3. Lá no sertão é na sombra...hahhahahhahaha

    ResponderExcluir
  4. Pois quem disse que verão europeu é ameno nunca passou o mês de agosto em Roma, onde 37ºC é a temperatura da dentro da minha casa ÀS 2H30 DA MANHÃÃÃÃÃÃÃ!!! Ok.. exagerei.. mas 32ºC já foi medido neste ano.. um HORROR. Eu, que vim do quadradinho, nunca passei tanto calor na minha vida. Mas acho o máximo as pessoas introjetarem isso e simplesmente a cidade tirar férias coletivas.

    ResponderExcluir