quarta-feira, 26 de maio de 2010

The Fab Four

Estamos chegando ao final do nosso segundo mês na Finlândia. Para comemorarmos esse tempo bom, resolvemos dividir com vocês as quatro coisas mais legais que vimos por aqui. Claro que não estamos falando das amizades, das relações humanas, nem dos fenômenos naturais (a primavera aqui apareceu do nada em menos de uma semana...). Queremos apresentar coisas simples, quase escondidas no cotidiano, mas muito bem boladas (aê Sílvio...), e que tornam nossas vidas mais fáceis.

1 – Escorredor de pratos embutido

Cansado daquele monte de louça escorrendo depois de lavada?  Maiju Gebhardt, em 1943, deu a solução. Com o prático escorredor de louças posicionado dentro do armário, seus problemas acabaram!   Pior é que essa fulana que inventou trabalhava para uma instituição governamental. Isso é que Estado de Bem Estar! Não sei como vou viver sem isso depois daqui...

2- Cabide para toalhas elétrico

O que fazer com aquela toalha úmida depois do banho?   Ir até a área de serviço pendurar?  Deixar secando na janela, para que seu prédio fique com cara de cortiço?  Largar em cima da cama e tomar bronca da esposa/namorada/mãe, fêmea mais próxima?  Deixar no banheiro úmido para que ela nunca esteja bem seca?  Perguntar para a Flávia?  Nada disso, jovem consumidor!  Pendure no cabide elétrico, que ela seca rapidinho. Serve também para esquentar as mãos em dias mais frios!

3 -  Máquina de reciclagem de garrafas “pet”

Tomou 32 litros de coca-cola e não sabe o que fazer com as garrafas?  Não quer entrar na turma do vazinho de plantas adaptado?  Quer ser ecologicamente correto e ainda descolar uns trocados?  Vem pra Finlândia!  Todas as garrafas plásticas que você utilizar podem ser levadas de volta aos principais mercados e lojas do ramo. Você coloca a garrafa na máquina, ela detecta o tamanho e dá um vale compras para você gastar (naquele ou em outro mercado!). Uma garrafa de 1,5 litro vale € 0,40 na reciclagem!

4 – Sistema de informação de horários dos transportes públicos

Ficar 40 minutos na parada esperando pelo ônibus, se é que ele vai passar, é coisa de brasileiro, rapaz. Aqui você fica sabendo, pela internet, pelo celular, ou por esses informativos aí da foto, qual o horário exato em que seu bonde favorito vai passar. O máximo de erro que eu já vi foi de três minutos (que absurdo, a Finlândia não é mais a mesma...) !

Eu nem sei se essas “novidades” existem em outros países. Pelo menos uma delas eu sei que sim, mas decidimos incluir o que mais nos agradou. A lista não está, entretanto, por ordem de preferência. Podem votar nos comentários, e depois divulgamos a vencedora. Os ganhadores levam um jantar aqui em casa, sem direito a passagem aérea.

11 comentários:

  1. Essa do bus eh muita civilizacao, gente. Seria muito para quem estuda na USP. Ai, quanto ja amarguei em pontos, com cara de magoa.

    mas amei a cabide eletrico. acho que deixaria os lencois la para dormir com eles quentinhos! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da máquina de reciclar garrafas pet, mas, para mim, oescorredor de pratos embutido leva a pole! Muito bom!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. A máquina de reciclar garrafa pet tem no uruguai e informação de horarios por internet tem em porto alegre, e funciona! hehehe

    Esse cabide elétrico é genial, vou me mudar para a Finlândia!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o lance das garrafas pet e latas de cerveja uma das coisas mais legais aqui da Finlândia! Cada vez q vou se sacolada p mercado trocar as ditas, me lembro de imagens de rios cheios de garrafas pet.
    Vc esqueceu de comentar que pagamos por essas latas/garrafas e recebemos o valor de volta.
    Boa sorte com a vida aqui na Friolândia!

    ResponderExcluir
  5. Vou contar um pequeno segredo...Na casa do Cris e da Marcinha tem o tal escorredor de pratos embutido no armário !
    Mas a máquina de reciclagem das garrafas PET realmente é imbatível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. O escorredor de pratos no armário ja não é novidade por aqui (Aracaju), o cabide elétrico, também aquecedor de mãos, não seria algo muito util aqui na terra dos papagaios onde temos sol todos os dias e também venta forte, já a maquina de reciclagem é algo fantástico que sem dúvidas é uma invenção de muita valia para todo o planeta. Gostei tanto dela que gostaria de comprar uma pra utilizar aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Há relógio em alguns pontos de ônibus aqui no roçaside também. Mas como os ônibus são bem pontuais basta ver a tabela e o próprio relógio para ter uma idéia. Eu geralmente vejo a tabela de horários antes de sair do quarto. Imaginando um pouco tenho a impressão de que esse tal transporte público seria algo bom para Brasília.

    Renato

    ResponderExcluir
  8. Amei tudo!!! Mas, a máquina de reciclagem é demais!!! Seria um excelente investimento das políticas públicas de preservação do meio ambiente, pq é muito comum, aqui no Brasil, que as pessoas só pratiquem ações que tenham um retorno VISIVELMENTE e imediatamente lucrativo! Com certeza a "consciência politicamente correta de preservação do meio ambiente" seria amplamente divulgada e ACEITA! Obrigada, pelas boas idéias. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Já vi o cabide elétrico no RS e sei que há a máquina de reciclagem (minha favorita) nos EUA. Mas o escorredor é xenxaxional!

    ResponderExcluir
  10. Não é só na Finlândia não gente; essas "coisas de outro mundo" estão espalhadas pelo mundo todo, somente nosso "rico" país é que continua na idade da pedra! Observação importante; a maquina de reciclagem de garrafas, latas, etc, não te "dá" uns trocados, simplesmente devolve aos civilizados o que indiretamente foi pago no momento da compra do produto! São realmente engenhocas muito legais, mas para lugares civilizados! Ou você imagina transporte publico sem catracas e cobradores no Brasil?!?! hehehe

    ResponderExcluir
  11. Tô eu aqui no Brasil visitando minha irmã procurando na net o nosso escorredor de pratos pra mostrar pra ela e encontro voces, q legal! Abracao pro casal! Selene Gama

    ResponderExcluir